Posted by : Paulo (Peritoghz) 25 de fev. de 2010





Foi o TurboGrafx-16

Em 1987, a NEC uniu forças com a Hudson Soft (criadora do Bomberman) para o lançamento de uma nova console de videogames: o TurboGrafx-16, também conhecido como PC Engine.
Apesar de muitos pensarem que a PC Engine é um videogame de 16 bits, na realidade sua CPU principal é de 8 bits e sua PPU (Picture Processing Unit - responsável pelos gráficos) é que é de 16 bits, o que proporcionava gráficos fantásticos para a época. Outro item de destaque era o formato dos cartuchos: chamados de HuCard, eram praticamente do mesmo tamanho de uma cartão de crédito.
O PC Engine foi também o primeiro videogame do mundo a ter um leitor de CD-ROM. Este acessório era vendido separadamente, e sem dúvida nenhuma foi a principal vantagem sobre seus concorrentes. Os jogos gravados em CD eram superiores a qualquer jogo existente no mercado. Músicas digitais, vozes e animações eram os grandes atrativos que o CD-Rom proporcionava.

Especificações Técnicas

CPU 2 HuC6280 8-bit com velocidade de 3,6Mhz cada
Memória 8K + 64Kgx
Resolução 256 x 256 e 320 x 256
Paleta de Cores Total de 512 com 482 simultâneas
Número de Sprites 64
Tamanho de Sprite 16 x 16
Áudio 6 canais
CPU do CD-ROM 65802 com velocidade de 16 Mhz
Memória CD-ROM 64K (256K usando o cartão Super CD e 2MB usando o cartão Arcade CD)

Lançamento: 30 de outubro de 1987

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