Posted by : Paulo (Peritoghz) 10 de abr. de 2010


MSX foi o nome dado a uma arquitetura de micro computadores pessoais criado no Japão em 1983, apresentada em 27 de junho do mesmo ano, e que definia um padrão para os desenvolvedores de hardware. Foi desenvolvido por Kazuhiko Nishi, vice-presidente da ASCII Corporation, empresa japonesa que era representante da Microsoft no Japão até 1986. Dessa forma, várias empresas de eletroeletrônicos poderiam produzir seus computadores, manter um mínimo de compatibilidade entre eles, e ainda assim diferenciá-los, adicionando recursos novos. Mas a compatibilidade com outros micros do padrão MSX seria mantida.

O padrão MSX fez sucesso nos anos 80 tanto no Brasil como no mundo (Japão, Holanda, Inglaterra, Coréia do Sul, Argentina, Rússia, Arábia Saudita, entre outros).

Muitos de seus usuários costumavam usá-lo apenas como um videogame de luxo, estereótipo este uma conseqüência da grande qualidade dos jogos diponíveis. Eles eram distribuídos por empresas como a Konami, Compile e outras, que se aproveitaram da capacidade gráfica e de som do MSX para produzir jogos muito mais atraentes que os encontrados nos videogames da época. Ainda assim serviu como base de estudo para muitos estudantes de informática e engenharia eletrônica, que desenvolveram nele projetos variados.

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Redes Sociais

- Copyright © Vicios-on - Robotic Notes - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -