Posted by : Paulo (Peritoghz) 22 de dez. de 2010


Ola pessoal recebemos um email do Carlos Oliveira, sobre um documentarios que eles estão fazendo muito interessante "Mecânica do Jogo - a indústria e cultura brasileiras de jogos",Eles explora, em um formato hipermídia, como os jogos eletrônicos são produzidos e absorvidos no Brasil.

Sinopse: A Mecânica do Jogo

O documentário começa apresentando os jogos eletrônicos como artefatos culturais e produtos industrias. Concomitantemente, todos os entrevistados/peças do jogo são introduzidos. O espectador pode então seguir para o bloco ‘Jogos como Expressão Nacional’, que discute a influência da cultura de um país na produção dos seus jogos e a diferença entre temática e linguagem, ou ‘Game é Global’, sobre como o jogo necessariamente está ligado à indústria e como ele é dependente de experiências vindas de outras mídias, como o cinema.

Após esses dois segmentos, é possível ver um dos dois blocos referentes a personagens – Desenvolver Para Aprender, que trata de Marcos Cuzziol, codesenvolvedor de Incidente em Varginha e vítima da pirataria no seu país; ou Cultivando Notas, sobre Fabio Jardim, campeão mundial de Guitar Hero em 2009, uma desconstrução do competidor viciado – ou seguir para um vídeo sobre as tensões entre a academia e a indústria de videogames, principalmente no Brasil.

Os dois blocos seguintes são Aprendendo a Jogar, que relata algumas ilusões e preconceitos com os jogos eletrônicos que são sustentados no Brasil, e Entraves da Produção Nacional, que debate os impedimentos para a consolidação de uma indústria nacional de desenvolvimento de jogos.

O segmento final retoma os pontos abordados anteriormente, e defende a ideia de que o Brasil não possui nem uma indústria, nem uma cultura de jogos eletrônicos bem consolidadas. O surgimento de ambas no nosso país é um processo complexo que demorará anos para se concluir.

Somos culturalmente provincianos dos países desenvolvidos também na questão dos videogames.



Clique Aqui para acessar o canal do youtube do Mecanica do Jogo



Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Redes Sociais

- Copyright © Vicios-on - Robotic Notes - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -