Posted by : Paulo (Peritoghz) 14 de jun. de 2010

Graças à descoberta de um novo material, pesquisadores do Japão desenvolveram uma técnica que permitiria a criação de discos com capacidade até mil vezes maior que um Blu-ray convencional.

Pouco mais de um mês após a Blu-ray Disc Association anunciar um disco que poderia conter até 128 gigabytes (GB) de dados, uma equipe de professores da Universidade de Tóquio revelou estar próximo de aumentar ainda mais o poder de armazenamento de discos óticos.

Segundo o site Digitaltrends, os japoneses descobriram um material sintético que é constituído por uma nova forma de cristais de óxido de titânio.

A substância envolveria toda a superfície do disco, criando uma película negra de metal, capaz de conduzir eletricidade. Quando atingida por luz -- como as utilizadas para leitura de unidades óticas -- o material se transforma em um semicondutor marrom. Ou seja, a própria luz seria eficaz no funcionamento "liga-desliga" da estrutura binária.

De acordo com Shin-ichi Ohkoshi, líder da equipe dos cientistas japoneses, as cores refletem a luz de forma diferente, e cada diferença pode ser usada para armazenar novos conjuntos de informação.

Discos Blu-ray convencionais podem armazenar até 25 GB, enquanto os modelos de dupla camada podem conter o dobro.

Fonte:Jb Online

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Redes Sociais

- Copyright © Vicios-on - Robotic Notes - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -